Pra se destacar no mercado é preciso mais do que criar um perfil no Instagram, você precisa estar atento para não cometer os erros que boa parte das empresas cometem.
A Internet não é mais uma opção para quem tem um negócio e quer crescer, ela é uma necessidade! Mas apesar da fácil acessibilidade, é preciso ter alguns cuidados para não acabar manchando a imagem da sua empresa e entregando de bandeja seus potenciais clientes nas mãos da concorrência.
Alguns erros são bastantes comuns e comprometem – e muito – o crescimento de quem quer faturar, se divulgar ou aumentar a autoridade através do Instagram. São eles:
- Não transformar o perfil em Conta Comercial ou Criador de Conteúdo
- Links e informações desatualizadas
- Falta de conteúdo
Vamos falar a fundo sobre cada um deles para que você saiba exatamente como construir o perfil da sua empresa no Instagram!
1. Não transformar o perfil em Conta Comercial ou Criador de Conteúdo
As vezes na empolgação de criar um perfil no Instagram você pode acabar esquecendo de configurá-lo para uma conta profissional, ou até mesmo aproveitar o seu perfil pessoal para se divulgar ou divulgar a sua empresa. Mas qual o problema disso?
Muitos! E pra te mostrar isso, vamos falar as vantagens de ter uma conta profissional.
– Acesso às métricas para entender sobre o seu crescimento: informações sobre visitas no perfil, cliques no site, compartilhamentos, salvos, melhor desempenho em alcance, impressões e muitas outras informações detalhadas sobre o desenvolvimento da sua empresa nessa mídia.
O acesso a esses dados faz você conseguir trabalhar de forma estratégica e mensurar seus resultados com base nos objetivos traçados. Assim, você vai saber exatamente o que dá certo e o que pode melhorar nas suas postagens, por exemplo.
– Botões e funções exclusivas: Tudo que é exclusivo traz uma facilidade pra você e consequentemente pro seu público, abaixo listamos algumas funções permitidas para quem tem uma conta profissional no Instagram.
O botão de contato é um meio fácil e rápido que o seguidor tem para ligar para você sem precisar salvar seu número, e apesar de muitas pessoas colocarem link para Whats ou direcionarem o público para o direct, alguns seguidores ainda preferem ligar para fazer uma reserva ou buscar informações sobre localização da empresa ou disponibilidade de algum produto.
Outros botões também facilitam as atividades do seu público para comprar de você, são eles: “Comprar/obter ingressos”, “Iniciar pedido”, “Agendar” e “Reservar”.
A função Loja também é exclusiva e traz um diferencial nos negócios que vendem produtos. Ela permite que marcas cadastrem e vendam seus produtos direto no Instagram, diminuindo o percurso para o cliente e facilitando o processo de compra sem que ele precise sair da plataforma.
Além dessas funções, você pode colocar a localização da empresa no seu perfil, fazendo com que apenas um clique seja o suficiente para ativar o GPS do seu cliente.
2. Informações desatualizadas
A sua BIO é a porta de entrada, e lá deve ter as principais informações sobre a sua empresa tais como o que você faz, o que vende e quais os meios para entrar em contato com você.
Uma vez que você esquece de colocar um botão com telefone para contato ou de atualizar um destaque com um novo serviço/produto você deixa de vender, e isso é fato!
Então não basta um “rostinho bonito” no seu Instagram, você precisa estar atento para entregar tudo o que o seu cliente precisa assim que ele bater o olho no seu perfil. Caso contrário, rapidinho ele irá desistir da sua empresa e vai buscar por outra em que ele consiga as informações necessárias sem ter que fazer um interrogatório por direct.
As informações precisam ser claras, objetivas e sempre atualizadas. Sempre!
3. Falta de conteúdo
Esse erro é bastante comum, e de nada vale uma BIO completa com destaques objetivos e claros se você não posta nada. Pois é, infelizmente a constância é o terror de muitas empresas, mas ela é fundamental e superimportante para a construção de autoridade do seu negócio no meio digital.
Imagine um potencial cliente passando por sua loja, fachada bonita e atrativa. Mas aí ele entra na loja e vê que os produtos estão em falta e as prateleiras estão todas vazias. O que você acha que ele faz? Certamente ele daria meia volta em busca de uma loja que atendesse suas necessidades, possivelmente iria buscar isso na concorrência. É exatamente isso que acontece quando alguém chega em um perfil desatualizado.
Além disso, a falta de conteúdo faz com que seu público não se interesse em te seguir, consequentemente não terão interesse em comentar e curtir suas postagens e tudo isso influencia sim em uma decisão de compra. As pessoas se sentem muito mais seguras vendo um perfil ativo em que existe troca de ideias e feedbacks de outros clientes.
No fim das contas, a soma desses erros faz com que sua empresa seja vista de forma menos profissional no meio online, ainda que ela tenha uma sede fixa. É lá que os seus clientes estão, e é lá que muitas vezes se inicia um relacionamento e o processo decisório da compra.