Adeus ano velho, feliz ano novo com muitas vendas e dinheiro no bolso. 🤑
Não sei qual foi seu balanço final em 2022, mas o observado no mercado digital tem deixado muita gente preocupada.
Entenda:
Por conta da pandemia da covid-19, desde 2020 percebemos um boom de audiência aquecida nas mídias digitais – e isso mudou em 2022.
Se você não faz lançamentos digitais, ou se você tem uma estratégia sólida na sua empresa, não precisa ficar (tão) preocupado.
Levando isso em consideração e tantas outras mudanças que aconteceram no Brasil e no mundo, separamos as melhores estratégias para você se planejar desde agora e ter um ano novo farto e sem sufoco.
ESTRATÉGIAS PARA VENDER EM 2023
- Estratégia macro
- Profissionalização
- Surfar a onda do digital
- Toda hora é hora de vender
- Retenção
- Conteúdo
#1 ESTRATÉGIA MACRO
Se esse nome te assustou, longe de mim querer te acalmar (sorry). O que acontece é que, se você passou os últimos anos adiando olhar pro seu negócio de cima, o tempo acabou.
Agora você será obrigado a pensar em cada mínimo detalhe, interligar as áreas da sua empresa e se planejar no médio e longo prazo.
Parece muita coisa e é mesmo, mas a boa notícia é que você pode começar hoje pensando:
- Qual minha missão, visão e valores?
- O que quero para meu negócio esse ano?
- Qual a minha meta de faturamento?
- Como posso me planejar para alcançar essa meta?
- O que preciso para conseguir?
- Quais pontos estão me impedindo de alcançar essa meta?
- Quais ações farei no primeiro trimestre sobre vendas e sobre o negócio?
- Como posso aderir novas formas de faturamento sem sair do meu objetivo?
Além disso, você precisará ver suas campanhas de vendas como algo correlacionado. Não vai dar mais pra lançar a cada dois meses e achar que pode se manter bem. Afinal, faturar 6 dígitos em um lançamento não é suficiente, não é mesmo?
#2 PROFISSIONALIZAÇÃO
Seja especialista ou profissional do bastidor, você precisará dar um passo à frente. Não pra ficar à frente do seu vizinho, mas de você mesmo.
A era de que qualquer pessoa cresce no digital tem caído. Mais do que nunca as pessoas buscam por resultados, e não por papinho mole.
Então se profissionalizar fazendo cursos, executando, testando e tendo bons resultados irá fortalecer a sua carreira.
Dica: Se você for um especialista ou criador de conteúdo, substitua diquinhas genéricas por conteúdo de verdade que demonstre a sua expertise.
Assim você consegue ficar quando a peneira for passada.
#3 SURFAR A ONDA DO DIGITAL
O primeiro passo é ser MUITO bom no que você já faz. O segundo com certeza é expandir sua comunicação sendo multi plataformas e investindo em tráfego pago.
Sério, se você está aqui “de graça”, o mínimo que você precisa fazer por você mesmo e pelo seu negócio é dar o seu melhor e não se conformar em navegar um único mar.
#4 TODA HORA É HORA DE VENDER
Você leu o título acima?
Leia novamente.
Muita gente quer “vender sem vender”, ou “vender sem parecer que tá vendendo”.
Quê?!
Você precisa vender vendendo!
Claro, há estratégias e estratégias, mas vale a pena tirar essa crença limitante de que vendedor é chato.
Chato é ter um conteúdo ruim e insistir em uma coisa que a sua audiência não está nem aí.
Esteja pronto, seja estratégico e lembre-se: Mesmo que você não vença, seus boletos irão vencer.
#5 RETENÇÃO
O lead tá caro e você sempre deixa pra pensar na estratégia no último minuto. Mais barato que adquirir um novo cliente é fidelizar os antigos.
Pra esse ano foque em aumentar uma escala que te permita vender mais para a mesma pessoa, isso significa mais lucro no seu bolso.
#6 CONTEÚDO
Ele é a alma do negócio digital. É o seu portfólio, porta de entrada e é o que tira a dúvida se uma pessoa vai comprar ou não de você.
Para planejar seu conteúdo volte 5 casas e releia tudo.
Você precisa alinhar seu conteúdo aos seus objetivos e ser intencional. Vender vendendo e construir uma autoridade que façam as pessoas não apenas chegarem em você, mas permanecerem.
Invista em narrativas atrativas, conte a sua história, esteja sempre na lembrança e agregue com conteúdos próprios e de valor.
Pronto, agora você tem um guia para planejar seu novo ano e aumentar o seu faturamento.
Comece hoje, o seu eu do futuro irá agradecer.