No dia mundial da Internet, saiba como utilizar essa mídia para divulgação e ampliação do seu negócio.
No dia 17 de maio é comemorado o Dia Mundial da Internet, data escolhida pelas Organizações das Nações Unidas – ONU para enaltecer a mudança de comportamento e hábitos das pessoas desde o seu surgimento.
É claro que você já sabe que a Internet veio pra ficar e com ela somos capazes de fazer e conhecer coisas que há um tempo eram inimagináveis de serem feitas com alguns cliques em um dispositivo.
Por isso, vamos listar aqui as 04 estratégias para utilizar a força que a Internet tem a favor do seu negócio, seja como microempreendedor, autônomo ou empresa.
REDES SOCIAIS
Vamos começar com o “mais fácil”, as redes sociais são um grande fenômeno que a cada dia conquista mais e mais usuários. Praticamente todo ano surge uma nova mídia para concorrer com a atenção das pessoas sempre com alguma particularidade que atrai essa audiência.
Como exemplo disso é o TikTok, uma rede social focada em vídeos na sua maioria engraçados ou com coreografias, que é uma verdadeira febre entre os mais jovens, mas quem está atento de verdade já está utilizando a plataforma para poder crescer seu negócio.
Mas como utilizar as redes sociais para o meu negócio?
Seja no Facebook, Instagram, Youtube, Telegram, ClubHouse, Twitter ou qualquer outra rede social, você precisa alinhar o objetivo da sua empresa ao foco da plataforma, assim você consegue criar conteúdos que conversem perfeitamente com sua audiência.
Vamos aos exemplos:
– No Youtube crie vídeos com conteúdo mais longo e específico, pode ser um tutorial, uma dica mais aprofundada, uma entrevista e afins;
– No TikTok faça vídeos mais engraçados de acordo com “hit” do momento, ou seja, vídeo ou música que viralizou na plataforma adequado ao conteúdo/mensagem da sua marca;
– No Instagram aposte em conteúdo focado nas dores em comum com seus seguidores, alguma situação que você se incomoda e as pessoas que seguem sua empresa se identifiquem;
– E assim por diante.
O importante nas redes sociais é aliar o seu conteúdo aos hábitos da audiência daquela mídia, assim você vai conseguir mais visibilidade e mais crescimento, desde que mantenha constância nas postagens.
ANÚNCIOS
Outro grande benefício da internet é a possibilidade de veiculação de anúncios muito mais baratos que na mídia tradicional, como a TV e o jornal por exemplo.
Além de pagar menos, os anúncios na internet são muito mais assertivos, pois são baseados em mapeamento de comportamento dos usuários através de algoritmos de buscas. Isso significa que é muito mais fácil, rápido e seguro alcançar uma pessoa que realmente pode comprar algo de você, ao contrário de outras formas de publicidade.
Com os anúncios patrocinados você consegue segmentar em detalhes o público que deseja alcançar, devido a justamente esse mapeamento dos hábitos de pesquisa do usuário.
Você consegue patrocinar vídeos, imagens e textos em todas as plataformas do Google e Facebook, em jogos, sites e muitos outros lugares.
SITE
Mais uma forma de expandir seu negócio, o site é sim de extrema importância para quem tem um negócio, seja ele físico ou virtual.
Engana-se quem pensa que as redes sociais, por exemplo, tomou o lugar do site na internet, e por isso não se faz mais necessário ter.
Pelo contrário.
O site é de fato o seu endereço na internet, é ele quem traz a credibilidade que seu negócio precisa devido à riqueza de informações que você pode colocar para falar sobre a sua marca. Funciona como um espaço físico, só que no meio virtual.
É com um site também que você faz sua empresa ser encontrada com mais facilidade nos sites de buscas por conta do que chamamos de SEO –Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) que nada mais é do que o conjunto de estratégias que tem como objetivo potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais, gerando dessa forma mais conversões como lead, compra, agendamento de consulta e outros.
Por isso, se você tem um negócio, invista em um site construído com boas práticas de SEO e que seja redimensionável para todos os tipos de dispositivos.
GOOGLE MEU NEGÓCIO
Outra estratégia superimportante é o cadastro do seu negócio no Google e nas suas plataformas. O Google Meu Negócio é o principal local para você divulgar as informações mais importantes da sua empresa.
É através dele que você informa o endereço, telefone de contato e demais maneiras que seu potencial cliente pode te encontrar pelas pesquisas.
No GMN também é possível fazer publicações de postagens com imagens e textos e solicitar avaliações das pessoas que visitam e conhecem sua empresa.
É importante ressaltar que todas essas estratégias e plataformas precisam ser bem elaboradas e estarem totalmente alinhadas com o seu objetivo enquanto empreendedor/empresário, pois só assim a Internet realmente vai te ajudar a crescer profissionalmente.
Não adianta postar por postar, criar conteúdo porque viralizou, fazer um meme que está em alta no momento sem que isso esteja de acordo com sua comunicação.
Se coloque no lugar do seu cliente, crie conteúdos que realmente façam sentido e use a internet a favor do seu sucesso.
Quer mais dicas de como usar e melhorar a sua comunicação no meio virtual? Conheça nossa consultoria com análise de perfil.
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